7 de set. de 2009

Intoxicação por Mercúrio


Hoje o fato de eu ter quebrado o termômetro quando estava medindo minha temperatura (sim, coisas emocionantes podem acontecer quando se está sozinha e entediada em casa) me fez pensar na intoxicação por mercúrio.
Esse interessante metal líquido de aparência inocente é um metal pesado, e como tal, é tóxico e nossos organismos não são capazes de eliminá-los. Uma vez no sangue, o mercúrio se oxida e forma compostos solúveis, ligando-se a proteínas do plasma e nos eritrócitos, espalhando-se e concentrando-se em órgãos como rins, cérebro e pulmões, onde causa danos.
Apesar de tudo isso, é interessante como ele forma bolinhas quado está espalhado pelo chão, parecem sólidas *-*, e descobri (depois de uma frustrada tentativa para limpar o negócio) que ímãs repelem levemente o mercúrio.

Independência da Suazilândia

Suazilândia, ou Swatini, na língua local, é um país da África que faz fronteira com Moçambique e África do Sul.

Esse pequeno e curioso país possui sociedade patriarcal e a maioria da população é composta por mulheres. Monarquia onde a poligamia é permitida, estima-se que um terço da população adulta esteja contaminada pelo vírus HIV.

Historicamente, a etnia swazi dominava Suazilândia até que os britanicos estabeleceram em 1903 um protetorado (depois de vencer os holandeses em uma guerra).

Em 06 de setembro de 1968, (quase) exatamente 41 anos atrás, Suazilândia conquistou plena independência.

*comemorações*
S.