3 de jul. de 2010

Coisas que aprendi na faculdade

Por M.

Esses tempos várias pessoas que estão adicionadas no meu orkut entraram em comunidades com o título "Coisas que aprendi na faculdade". Lendo a descrição destas comunidades, resolvi colocar o que você "aprende" na faculdade aqui e comentar, segundo as minhas experiências de 1 semestre como universitária. Vamos lá:

  • A comida do restaurante universitário é pior que a merenda de escola municipal. Bom, como eu nunca comi merenda de escola municipal, não sei dizer se isso é fato ou não. O que posso afirmar é que a comida do restaurante universitário realmente não é boa... primeiro, é sistema de bandejão. Sempre fico com a impressão que existem milhões de bactérias e fungos naquela bandeija, apesar de falaram que são muito bem lavadas e esterelizadas, mas nunca se sabe! (sim, sou fresca) Segundo, quando eu fui passando pelo fila pra pegar comida, me senti uma presidiária :O A tia do RU tacou arroz e feijão no meu prato fazendo parecer que aquilo não era uma comida. Bom, tudo bem que é barato (na UEM uma refeição do RU custa R$ 1,60 se não me engano), mas como eu prezo pela minha saúde e boa alimentação, prefiro pagar um pouquinho mais caro e comer uma comida que me agrade mais...
  • Agroboys acreditam que pegarão todas, graças as calças, fivelas e berrantes. Infelizmente isso é verdade. Agroboys não é o que falta lá na UEM. Opção, tudo bem, mas passear na UEM com o som no último volume, tocando sertanejo só pra impressionar é o fim!
  • 6.0 é nota, não reclame. Jamais. FATÉRRIMO! Ficar chorando porque tirou 6,0 é tão ensino médio (me senti agora ok auehuaheuae)! Tá na média bein, não tem o que reclamar, o que importa é passar!
  • O capeta anda abraçado com o fim dos semestres. Estou vivenciando isso agora. OMG, isso é verdade. Fim de semestre é quando os professores combinam de dar trabalhos, marcar provas e aulas extras porque não conseguiu dar todo o conteúdo. E tudo na mesma semana. Fim de semestre você não tem vida, só isso!
  • Professor que pede seminário tem preguiça de dar aula. Seminários são muito inúteis, na minha opinião. Você passa um tempão preparando o seu, ninguém presta atenção, muito menos o professor. É só para falar que teve aula e que ela foi ocupada com alguma coisa relacionada ao conteúdo.
  • Alguns veteranos são tão burros quanto os calouros. Não sei dizer se isso é verdade ou não porque não conheço nenhum veterano meu (sim, sou super anti social). Mas se eu for analisar minha aula de química, na qual tinha uns 7 veteranos de DP, ver o conteúdo que a gente aprendia (nível ensino médio, até mais fácil), dá pra ver que calouros podem SIM ser mais inteligentes que os veteranos.
  • Incrível como sempre tem aqueles que acham que ainda estão no ensino médio. Pois é, sempre tem aquele que acha que ainda tá no ensino médio e faz aquelas piadinhas ou brincadeirinhas sem graça ¬¬
  • Muitas vezes, o professor menos qualificado dá aula melhor do que um doutor, por exemplo. FATÃO. Meu professor de química é um doutor e um péssimo professor.
  • O melhor colocado no vestibular não é, necessariamente, o mais inteligente. (Alguns até nem deviam estar lá.) Isso é verdade mesmo, você entra na faculdade achando que todo mundo sabe as mesmas coisas que você porque todos passaram no vestibular, mas depois fica de queixo caído ao ver o nível de conhecimento das pessoas. Eu me impressionei MUITO.
  • Xerox não é para auxiliar alunos, é para enriquecer a faculdade. Cobrar 0,12 centavos por um xerox é um roubo! E existem alguns materiais que são obrigatórios para os estudantes que só são encontrados nos xerox dos centros acadêmicos, ou seja, tchau dinheiro.
  • O nerd de hoje é o cara rico de amanhã. Não só na faculdade, mas em qualquer lugar! aeaeuaehuaehuahe
  • A nota não mede, necessariamente, a inteligência de alguém. (basta ver como alguns idiotas conseguem tirar nota alta). Provas não deveriam existir! Nunca se sabe a situação da pessoa no dia em que ela fez a prova, desta forma, a prova não mede o quanto essa pessoa sabe...
  • Engraçado como ainda existem puxa-sacos na faculdade. Sempre vai ter!
  • Se vc acha que faculdade é igual ao filme "American Pie", pode esquecer. TOTALMENTE!
  • Jogos não são feitos para se praticar esportes, são feitos para festar. É, meus veteranos adoram "bebemorar" as vitórias e chorar as derrotas num copo de cerveja.

Só um lembrete: pra quem acha que depois que entrar na faculdade vai ser só festa, pode ir esquecendo essa idéia. Quanto mais difícil é entrar em uma faculdade, mais difícil ainda vai ser se manter nela (Y)
OBS: não quero desanimar ninguém não ok? Para quem está estudando para o vestibular, continuem! Apesar de ser muito diferente do ritmo do ensino médio, se estiver no curso certo, faculdade é muito bom! :D

2 de jul. de 2010

Vuvuzela - do inferno direto para a copa

Esse artigo tem como objetivo analisar o comportamento de pessoas que usam vuvuzelas, as famosas e malditas cornetas tão famosas nessa copa.

Em sua origem, a vuvuzela tinha função clara: convocar reuniões, já que nas tribos ancestrais sul africanas deviam carecer de melhor meio de comunicação. Paralelamente, na europa, cornetas (horn) eram usadas como sinal em caçadas, ou para alertar possíveis inimigo da aproximação do grupo. Outros usos ainda se apresentam nos reinos de Rohan e Gondor: cornetas serviam para coordenar os soldados em uma batalha, chamar reforços ou também para marcar a presença: cada reino, tendo um som de corneta característico, mostrava a possíveis inimigos que por lá vão soldados de um grupo específico, mostrando seu poder.

Mas no século XXI, plena copa de 2010, as explicações para o uso de vuvuzelas são diferentes: "comemorar gols", segundo a wikipédia. Sem entrar na questão da necessidade e utilidade de comemorar gols, faze-lo com uma vuvuzela precisa de algum motivo muito forte: tem que se sobrepor ao desconforto auditivo (sem mencionar possíveis danos) e a eminente falta de higiene, que além de proporcionar saliva de outras pessoas sendo soprada para todo lugar, pode dissemiar doenças, como o vírus da gripe


Mesmo com tudo isso, as malditas continuam por todo lugar. O que leva afinal pessoas a usarem vuvuzelas? Entrando no campo especulativo, vou pressupor que a maioria das pessoas o fazem por:
1 - Todos usam, é moda, é legal, vou ser legal se usar também
2 - A imagem "copa", ligada à divertimento, faltar ao trabalho, cerveja, e etc, foi ligada também à vuvuzela: só de ouvi-la, as pessoas já pensam em "não tenho que trabalhar, posso fazer bagunça, posso beber, posso gritar"
3 - Ligada à comunicação primitiva anterior ao rubicon cerebral, usar vuvuzela é como uma libertação do arquencéfalo em relação ao neoencéfalo
4 - Em uma concepção freudiana do desenvolvimento psico-sexual, que apesar de ocorrer na infância continua agindo na vida toda, a primeira fase é oral, na qual as pulsões se direcionam para a boca. Essa fase é seguida pela fase anal.


Essas explicações expeculativas não tem como objetivo defender ou tentar aceitar o uso de vuvuzelas. Mas como pessoas sábias disseram, é preciso conhecer para poder combater. Então deixo minha proposta à vocês, caros leitores: Questionar o uso de vuvuzelas. Se vocês virem alguém usando-as (primeiro saia de perto para evitar danos e contaminações), perguntem o motivo. Em uma cópia do método socrático da Ironia, talvez esse questionamento leve as pessoas a pensarem sobre isso, e balanceando as consequências, deixem para sempre de usar vuvuzelas.
Rumo a um Brasil melhor!

por S.
obs: esse tópico não tem como objetivo dar informações científicas e dados podem ter sido manipulados em favor do humor


Uma adição da M. aqui no post da S.! Aqui vai o link de um vídeo que me mostraram no YouTube, uma paródia que envolve vuvuzelas e Senhor dos Anéis... muito bem editado e bastante criativo! Para ver que essas vuvuzelas não atormentam só a gente... xD
Lord of the Rings -- Fellowship of the Vuvuzela [Portuguese Subs]