2 de jul. de 2010

Vuvuzela - do inferno direto para a copa

Esse artigo tem como objetivo analisar o comportamento de pessoas que usam vuvuzelas, as famosas e malditas cornetas tão famosas nessa copa.

Em sua origem, a vuvuzela tinha função clara: convocar reuniões, já que nas tribos ancestrais sul africanas deviam carecer de melhor meio de comunicação. Paralelamente, na europa, cornetas (horn) eram usadas como sinal em caçadas, ou para alertar possíveis inimigo da aproximação do grupo. Outros usos ainda se apresentam nos reinos de Rohan e Gondor: cornetas serviam para coordenar os soldados em uma batalha, chamar reforços ou também para marcar a presença: cada reino, tendo um som de corneta característico, mostrava a possíveis inimigos que por lá vão soldados de um grupo específico, mostrando seu poder.

Mas no século XXI, plena copa de 2010, as explicações para o uso de vuvuzelas são diferentes: "comemorar gols", segundo a wikipédia. Sem entrar na questão da necessidade e utilidade de comemorar gols, faze-lo com uma vuvuzela precisa de algum motivo muito forte: tem que se sobrepor ao desconforto auditivo (sem mencionar possíveis danos) e a eminente falta de higiene, que além de proporcionar saliva de outras pessoas sendo soprada para todo lugar, pode dissemiar doenças, como o vírus da gripe


Mesmo com tudo isso, as malditas continuam por todo lugar. O que leva afinal pessoas a usarem vuvuzelas? Entrando no campo especulativo, vou pressupor que a maioria das pessoas o fazem por:
1 - Todos usam, é moda, é legal, vou ser legal se usar também
2 - A imagem "copa", ligada à divertimento, faltar ao trabalho, cerveja, e etc, foi ligada também à vuvuzela: só de ouvi-la, as pessoas já pensam em "não tenho que trabalhar, posso fazer bagunça, posso beber, posso gritar"
3 - Ligada à comunicação primitiva anterior ao rubicon cerebral, usar vuvuzela é como uma libertação do arquencéfalo em relação ao neoencéfalo
4 - Em uma concepção freudiana do desenvolvimento psico-sexual, que apesar de ocorrer na infância continua agindo na vida toda, a primeira fase é oral, na qual as pulsões se direcionam para a boca. Essa fase é seguida pela fase anal.


Essas explicações expeculativas não tem como objetivo defender ou tentar aceitar o uso de vuvuzelas. Mas como pessoas sábias disseram, é preciso conhecer para poder combater. Então deixo minha proposta à vocês, caros leitores: Questionar o uso de vuvuzelas. Se vocês virem alguém usando-as (primeiro saia de perto para evitar danos e contaminações), perguntem o motivo. Em uma cópia do método socrático da Ironia, talvez esse questionamento leve as pessoas a pensarem sobre isso, e balanceando as consequências, deixem para sempre de usar vuvuzelas.
Rumo a um Brasil melhor!

por S.
obs: esse tópico não tem como objetivo dar informações científicas e dados podem ter sido manipulados em favor do humor


Uma adição da M. aqui no post da S.! Aqui vai o link de um vídeo que me mostraram no YouTube, uma paródia que envolve vuvuzelas e Senhor dos Anéis... muito bem editado e bastante criativo! Para ver que essas vuvuzelas não atormentam só a gente... xD
Lord of the Rings -- Fellowship of the Vuvuzela [Portuguese Subs]

1 comentários:

Bia disse...

ODEIO VOCÊ VUVUZELAS! meu vizinho comprou uma, imagina-se o barulho aqui perto de casa...

Postar um comentário